DERIVA #15 — Marcas de D. Pedro IV de Portugal e I do Brasil nas ruas do Porto

As palavras que mais saltam à memória quando falamos de D. Pedro e a sua relação com a cidade do Porto é coração ou liberdade. Curiosa a ligação deste rei aos portuenses que, não tendo nascido nem morrido no Porto, e vivendo nesta cidade pouco tempo, oferece aos seus habitantes o seu coração, símbolo de vitalidade e do ideal pelo qual tanto lutou: a liberdade.

Nesta DERIVA vamos procurar traços da presença de D. Pedro pelas ruas do Porto. As marcas que encontramos serão materiais ou imateriais, existentes ou demolidas, pensadas ou inacabadas? O ponto de partida é a exposição patente nos Paços do Concelho. Passaremos pela praça que teve o nome de D. Pedro e que entretanto foi demolida; visualizaremos as plantas da avenida D. Pedro IV em projeto; destacaremos a iniciativa da construção do Jardim de S. Lázaro como homenagem às mulheres do Porto e imaginaremos representações através de fotografias que nos poderão conduzir ao poderoso legado de D. Pedro IV, o Libertador.

Graça Lacerda integra a Equipa de Mediação e Educação da Divisão Municipal de Museus da Câmara Municipal do Porto onde realiza visitas, oficinas e percursos integrados em projetos culturais e transversais na cidade. Trabalhou no IPAP – Inventário do Património Arquitetónico do Porto, na Galeria Municipal do Porto e na Casa do Infante. Colaborou no museu, arquivo e auditório da Beethoven-Haus em Bona/Alemanha até 2000. Concluiu Ciências Políticas e História Medieval e Moderna na Universidade de Heidelberg (Alemanha), grau Magister Artium em 1990.

Bilhetes disponíveis na bilheteira online do Museu da Cidade, nas estações ou no local. Entrada: 2€; Cartão Porto., titulares do cartão Bibliotecas Municipais, colaboradores CMP e Empresas Municipais: 1€; Estudantes: 1,40€. Limite de 20 participantes. + info mdc.educativo@cm-porto.pt. ou (+351) 226 057000.

terça-feira 07 de fevereiro
sábado 11 de fevereiro