Ouvir
EVGENY KONNOV | II FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA DE SANTA CECÍLIA

O II Festival Internacional de Santa Cecília surge da parceria entre a Câmara Municipal do Porto e o Curso de Música Silva Monteiro, e tem como objetivo principal aproximar os premiados e participantes do Concurso Internacional de Santa Cecília (CISC) do público portuense. O concurso realiza-se anualmente na Casa da Música e, em julho de 2023, organiza a sua 25ª edição, contando com a participação de mais de 100 pianistas oriundos de todo o mundo. O concurso é atualmente um dos concursos mais prestigiado do mundo. A Câmara Municipal do Porto atribui o “Prémio Câmara Municipal do Porto” ao primeiro classificado do CISC e apoia a organização deste festival, dando visibilidade a jovens pianistas que participaram e se destacaram no concurso. O festival realiza-se na Extensão do Romantismo, no histórico piano que pertenceu a Guilhermina Suggia, e é dedicado a um repertório da mesma época.

Evgeny Konnov nasceu em 1992 em Chirchiq, Uzbequistão. Depois de estudar em Moscovo (RU), continuou os estudos na Alemanha. Em 2019 começou a estudar na University of Music and Performing Arts de Vienna (AU). É vencedor de vários prémios, nomeadamente o 1º lugar no 18º Concurso Internacional de Piano Compositores de Espanha em Madrid (ES), 1º prémio e prémio do público em 2018 no 64º Concurso Internacional de Música Maria Canals em Barcelona (ES), 1º prémio e prémio do público no 31º Concurso Internacional de Piano Ettore Pozzoli em Seregno (Itália) em 2019, 1º prémio no 14º Concurso Internacional de Piano Unisa em Pretória (África do Sul) em 2020, 2º prémio no 24º Concurso Internacional Santa Cecilia no Porto (PT) em 2022. Tocou com a Orquestra Sinfónica de Madrid, a Orquestra Sinfónica de Tenerife, a Orquestra Sinfónica de Bilbao, a Orquestra da Cidade de Granada, a Augsburger Philharmoniker, a Orquestra Filarmónica de Joanesburgo, a Orquestra Filarmónica Portuguesa, a Orquestra da Cidade de Viena, entre muitas outras.

Entrada gratuita sujeita à lotação do espaço.

sábado 04 de fevereiro