PERCURSO ESPECIAL #7 — Ao encontro das camélias nos caminhos do romântico

A cidade do Porto é nacionalmente e internacionalmente conhecida por possuir um elevado número de cameleiras. Contudo, é ao longo dos Caminhos do Romântico e nos prolongamentos das ruas envolventes, que se regista uma maior concentração de camélias ostentando os exemplares de maior porte e com a mais ampla diversidade de cultivares, comparativamente a outras áreas da cidade. No apogeu da sua floração, e a partir da visita aos jardins da Casa Tait, serão destacados exemplares antigos, bem como os mais recentes. Prosseguiremos as nossas deambulações pela Quinta da Macieirinha, onde nos debruçaremos sobre os exemplares mais antigos da cidade, terminando o percurso nos Jardins do Palácio de Cristal, em concreto no Jardim Emílio David, renovado em 2019, com um projeto desenvolvido pela Profª. Arquiteta Teresa Portela Marques.

Armando de Castro Oliveira (Porto, 1956) é Professor Coordenador e antigo vice-presidente da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. É vice-presidente do Gabinete de Desporto da Câmara Municipal do Porto e da PortoLazer; sócio da International Camellia Society e sócio fundador da Associação Portuguesa de Camélias. Colaborou na identificação de camélias candidatas à obtenção do título International Camellia Garden of Excellence, atribuído pela International Camellia Society, em espécimes que resultaram vitoriosos e prestigiantes para o Parque Nacional de Sintra, a Quinta de Curvos e o Jardim Botânico do Porto. Colaborou com a freguesia de Gueifães-Maia na realização da sua primeira exposição temática sobre as camélias (2022). Obteve vários prémios em concursos de camélias nas cidades de Guimarães, Porto e Sintra.

Bilhetes disponíveis na bilheteira online e nas estações do Museu da Cidade. Limite de 25 participantes. Inscrições: 2€; Cartão Porto, titulares do cartão Bibliotecas Municipais, colaboradores CMP e Empresas Municipais: 1€; Estudantes: 1,40€

sábado 18 de fevereiro