Ouvir
Cursos Breves | Arquitecturas do Porto - Tipologias

Arquitecturas do Porto – Tipologias

Panorâmica sobre algumas das tipologias arquitectónicas que mais se evidenciam no tecido urbano de qualquer cidade. Pretende-se apresentar, de uma forma clara, vários exemplos de todas as tipologias arquitectónicas enquadradas neste Curso Breve, recorrendo a informação iconográfica importante para o seu entendimento, destacando um exemplo de forma mais aprofundada e vários exemplos de construções que desapareceram pela acção do tempo ou do Homem.

1 temática – Muralhas

A edificação de muros, altos e robustos, a proteger um lugar estratégico constitui uma das marcas mais perenes na percepção histórica de uma cidade. A definição do percurso construído pressupõe uma leitura geográfica do território e influencia, de forma evidente, o destino na projecção de um futuro crescimento urbano.

2 temática – Conventos

Cabeça, tronco e membros, definem o espaço religioso da capela-mor, nave e transepto, símbolo da cruz com volumetrias que se destacam sobre o casario. Ao lado, o claustro, espaço central do silêncio, reflexão e encontro, e depois todos os espaços e funções necessárias para sobreviver quase isolado do Mundo.

3 temática – Casas Nobres

A arquitectura como representação do poder de um Senhor ou de uma família, procura locais estratégicos de largos ou praças, ruas importantes ou lugares que se impõem sobre a paisagem. Edifícios com muito espaço, dignificantes sobre a envolvente, construídos para serem vistos, cenários teatrais de pedra como afirmação social.

4 temática – Bairros Operários

Fórmulas arquitectónicas que procuram soluções para resolver o dramático problema da escassez habitacional para franjas populacionais desfavorecidas, que afluem à cidade na procura das oportunidades e de um futuro melhor. “Ilhas”, pátios, bairros operários de iniciativa privada ou pública, colónias operárias, bairros de casas económicas, cooperativas, e finalmente os blocos habitacionais, constituem manifestações de um problema que parece não ter fim.

INSCRIÇÕES

Até 4 de junho, valor de 7€ ou 3 € para utilizadores inscritos nas Bibliotecas Municipais do Porto e cartão Porto. / Limitado à lotação do auditório.

+ info e inscrições em bmp@cm-porto.pt

segunda-feira 06 de junho
segunda-feira 13 de junho