Com o objetivo de identificar, conhecer, divulgar e respeitar os elementos construídos e respetivas técnicas de construção, o sistema patrimonial arquitetónico da cidade do Porto está parcialmente vertido na Carta dos Bens Patrimoniais, salientando entre outros elementos os Imóveis de Interesse Arquitetónico. Estes imóveis foram escolhidos por um conjunto de atributos que incluem, entre outros aspetos, o seu valor arquitetónico, histórico, artístico, técnico, cultural ou social.
Além das construções, foram também identificadas áreas históricas que correspondem aos tecidos consolidados mais antigos e às reminiscências rurais primitivas, que ainda conservam a estrutura e os elementos morfológicos iniciais.
As cartas disponíveis pretendem contribuir para o conhecimento do património arquitetónico construído da cidade e sua preservação, mas também para a fundamentação da decisão e do ordenamento do território.
PDM - Carta do Património
A Câmara Municipal do Porto procura dar resposta a pedidos de visitas técnicas, orientadas, a grupos escolares, académicos, de investigação ou de entidades sem fins lucrativos, desde que previamente agendadas (dmgpc@cm-porto.pt)