Ouvir
Biblioteca Pública Municipal do Porto

Fundada em 9 de julho de 1833, por ordem de D. Pedro IV, em plenas lutas liberais, a Real Biblioteca Pública do Porto – designada atualmente por Biblioteca Pública Municipal do Porto (BPMP) – está instalada, desde 1842, no antigo Convento de Santo António da Cidade, edifício do século XVIII, classificado como imóvel de interesse público desde 1972.

Desde a sua fundação, a BPMP usufrui do que se designa por Depósito Legal, decreto que estipulou a receção de um exemplar de toda e qualquer obra impressa em Portugal, potenciando uma vincada matriz patrimonial. Ao longo da sua existência, vem incorporando bibliotecas religiosas, particulares, legados e acervos de grande valor, destacando-se o de manuscritos e reservados, entre os quais a Livraria de Mão de Santa Cruz de Coimbra, a coleção de manuscritos musicais, os Fundos Azevedo e Vitorino Ribeiro, a coleção de mapas e plantas antigos, coleções de correspondência e de manuscritos pertencentes a vários escritores e personalidades, o denominado “Museu de Autógrafos” constituído por espólios de diversos escritores e artistas, a notável coleção de publicações periódicas.

A BPMP dispõe, também, de um Auditório, projetado por Eduardo Souto de Moura, com entrada independente pela Rua do Morgado de Mateus, utilizado para diversas iniciativas como oficinas, cursos breves, leituras públicas e apresentação de livros.

Paralelamente à missão de disponibilização da sua coleção para consulta – e parte desta para empréstimo domiciliário –, as BPMP possui uma biblioteca sonora digital pensada para pessoas cegas, com deficiência visual ou com outras dificuldades de acesso a textos impressos.

 

Morada:

Rua de Dom João IV, 2, 4000-296 Porto

 

Horário (16 SET–14 JUL)

Segunda e Sábado: 10H–18H | Terça a sexta: 9H–19H30

Encerra ao domingo e feriados

 

Horário de verão (15 JUL–15 SET)

Segunda a Sexta: 10H–18H

Encerra ao sábado, domingo e feriados

 

Contacto:

bmp@cm-porto.pt

 

+ info: https://bmp.cm-porto.pt/bpmp