Teatro Municipal do Porto

O Teatro Municipal do Porto, através dos seus dois polos, os teatros Rivoli e Campo Alegre, apresenta um programa multidisciplinar, aberto a várias latitudes e a diversos tipos de público, executando a estratégia implementada pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto, desde a sua reabertura em setembro de 2014. O equilíbrio entre o que se faz na cidade, o que circula no país e o que de internacional apresentamos no Porto faz deste Teatro um verdadeiro lugar de descobertas e confirmações artísticas. Um sítio onde diferentes abordagens são programadas e apresentadas em múltiplas escalas.

RIVOLI

Em 1913, foi inaugurado com a nomenclatura de Teatro Nacional. Nos anos seguintes, mudanças no centro urbano obrigaram a repensar e modernizar o imóvel e, assim, em 1932, nascia o Teatro Rivoli, remodelado, adaptado ao cinema e com programação de ópera, dança, teatro e concertos. O projeto arquitetónico é da responsabilidade de Júlio Brito. Em 1994, o Teatro fechou para uma total remodelação, com projeto do arquiteto Pedro Ramalho. Em outubro de 1997, o Rivoli reabriu as suas portas sob a direção de Isabel Alves Costa. Atualmente, o Rivoli acolhe programação nacional e internacional do Teatro Municipal do Porto, bem como alguns dos grandes eventos da cidade, com particular enfoque nas áreas da dança, teatro, música, marionetas, novo circo e cinema. Comporta o Grande Auditório Manoel de Oliveira e o Pequeno Auditório Isabel Alves Costa.

Morada:

Praça de D. João I. 4000-295 Porto

CAMPO ALEGRE

O Teatro Campo Alegre foi projetado pelo arquiteto Rogério Cavaca e após a sua construção, em 2000, passou a ser gerido pela entretanto extinta Fundação Ciência e Desenvolvimento. O edifício dispõe de quatro salas (auditório, café-teatro, cine-estúdio e sala-estúdio) e três apartamentos equipados para residências artísticas, dois de tipologia T1 e um T3. Atualmente, o Teatro Campo Alegre apresenta-se como o polo experimental do Teatro Municipal do Porto, um laboratório criativo que alberga artistas de várias latitudes e companhias da cidade em residências de curta e longa duração, no âmbito do programa Teatro em Campo Aberto, que apresentam com regularidade e publicamente os seus projetos.

Morada:

Rua das Estrelas. 4150-762 Porto

Bilheteira: segunda a domingo 14h30 - 22h30

+ 351 226 063 000

geral.tmp@agoraporto.pt

Horário:

Terça a sexta 13h00 - 22h00

Sábado 14h30 - 22h00

Encerra ao domingo

*Em dias de espetáculo a bilheteira mantém-se aberta até 30 minutos após o início do mesmo.

Contactos:

geral.tmp@agoraporto.pt